Blog

Conheça tudo sobre a graduação em Serviço Social


Se você tem interesse em Serviço Social, é importante conhecer o curso em detalhes para tomar a decisão certa.



A graduação tem duração de 8 semestres e pode ser feita presencialmente ou a distância. O objetivo do curso é formar assistentes sociais comprometidos com o processo de construção de uma nova ordem societária, atuando de maneira qualificada e eficiente, visando a efetivação dos direitos sociais.
 
Como aluno de Serviço Social, é esperado que você desenvolva uma visão humanista, crítica e reflexiva da sociedade, compreendendo as relações socioeconômicas, políticas e culturais. Você terá disciplinas que ajudarão nesse desenvolvimento, como Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia, História do Brasil e Política.
 
Qual é o maior desafio da profissão?
 
As dimensões afetivas das ações do assistente social são um desafio para o profissional. Afinal, ele realiza também um trabalho imaterial afetivo, que envolve as relações humanas e sentimentos.
 
O assistente social deve saber lidar com as duas partes de seu trabalho: o lado racional, voltado para as questões políticas e operacionais, e o lado afetivo, focado no acolhimento do ser humano em vulnerabilidade e análise de sua situação.
 
Isso é um grande desafio, pois o profissional está em contato direto com o sofrimento humano, situações de desigualdade social e marginalização. Essa convivência gera sentimentos e conflitos no assistente social, que realiza suas atividades em um mar de sensações: sentimentos de impotência, inconformidade, frustração e tristeza atingem o psicológico do profissional.
 
O trabalho imaterial afetivo é um aspecto presente na carreira e que deve ser considerado no momento de escolha da profissão. Afinal, o trabalho do assistente social dificilmente termina com o fim do expediente. Dependendo de como lida com os sentimentos que surgem, o profissional pode voltar para casa com efeitos do que vivenciou, comportando-se com seus familiares e conhecidos de modo diferente.
 
Essa particularidade da carreira não deve ser negligenciada e o assistente social deve estar atento aos efeitos em sua vida profissional e privada, procurando ajuda e orientação sempre que necessário.
 
Se você quer deixar sua marca no mundo, ajudando a mudar a realidade de diversas pessoas e da sociedade, o Serviço Social é o curso certo para você. Então, faça a sua inscrição para o vestibular e seja um agente transformador na vida de muitas pessoas!
 
 

Tags: Serviço Social, Vestibular, EAD